Como se Profissionalizar na Dança do Ventre


De acordo com  o Decreto 82.385/78 que regulamenta a Lei 6.533/78 que dispõe sobre as profissões de Artistas e Técnicos de Espetáculos, estabelece que somente os sindicatos de dança de cada cidade pode atestar a qualificação para o profissional em dança.

No caso de São Paulo o SINDDANÇA é o único órgão que pode através da analise do currículo e de uma coreografia apresentada à uma banca examinadora expedir o atestado de capacitação para bailarinos, dançarinos, coreógrafos e  maitres. No caso da Dança do Ventre não é diferente, porém quem possui a faculdade em dança esta comprovação é desnecessária. subentende-se que o titulo de formação superior já fala por si.

Mas como sempre gosto de colocar a pulga atrás das orelhas alheias... Vou parafrasear Paul Valéry: Será que quem está no palco é apenas um corpo que dança? Será que decorar uma coreografia qualifica o bailarino a ensinar o outro? Será que este bailarino sabe os mecanismos de aprendizagem e fundamentos da arte que executa? No caso da Dança do Ventre em especifico será que aquele bailarino impecável no palco possui conhecimentos para um trabalho autentico e profundo com seu aluno ou apenas interpreta ou reproduz movimentos aprendidos?

Segue um comparativo das qualidades que considero importante para cada profissional, acrescento que acredito que o professor e o bailarino possam ter as mesmas qualidades, mas para um bailarino apresentar uma excelente performance não necessita compor sua coreografia, basta decorá-la e executá-la com excelência, mas o professor de dança necessita saber coreografar e assim por diante.


Bailarino
Professor de Dança
Saber executar os movimentos
Conhecer os mecanismos dos movimentos
Decorar coreografias
Compor e decorar coreografias
Conhecer as estruturas musicais
Conhecer as estruturas musicais
Ter carisma com público
Ter empatia com seus alunos
Ser  assíduo/pontual
Ser assíduo/ pontual
Organizado
Organizado
Ético
Ético
Criativo
Criativo
Dedicado
Dedicado
Empenhado em expor o seu melhor no palco
Empenhado em transmitir seu conhecimento para que seu aluno seja o melhor no palco
Estar em constante treino
Estar em constante estudo

Conhecer a história e fundamentos da dança

Para mais informações sobre DRT: http://www.sinddanca.com.br/drt/

Para ver os textos da legislação na integra: http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/111151/decreto-82385-78
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6533.htm

No nosso grupo do Facebook tem um artigo cientifico bem legal sobre o tema Formação em Dança: https://www.facebook.com/groups/conteudoextradv/?fref=ts


Matriculas abertas para o Curso Livre de Formação em Dança do Ventre

Priscila Genaro e FIDES Centro de Cultura Lazer e Saúde oferecem cursos de Dança do Ventre em diversos formatos para atender a sua necessidade:

Dança do Ventre Leve e Democrática


                 Clique no link: https://priscilagenaro.com.br/formacao

Comentários

Postagens mais visitadas